No dia 28 de janeiro de 2025, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia (Sindguardas-BA) participou de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho, na cidade de Ilhéus. A entidade foi representada pelo presidente Pedro de Oliveira, acompanhado do advogado Davi Pedreira, da bacharel em Direito Paula Patez, do diretor Leonardo Freire e de Edvaldo Xavier, além da presença de José Adriano Nascimento, irmão do vereador e GCM Nascimento, e do GCM Demétrio.
Durante as negociações, o prefeito Valderico Júnior já havia se comprometido com o sindicato a fornecer coletes balísticos para todos os guardas municipais, reconhecendo a importância desse equipamento para a segurança da categoria. No entanto, a demanda pela falta de EPIs já estava em tramitação na Justiça do Trabalho, o que resultou em uma decisão favorável ao fornecimento de placas balísticas para todos os 173 GCMs de Ilhéus.
O Sindguardas Bahia agradece ao prefeito Valderico Júnior e ao vereador e GCM Nascimento que esteve na procuradoria Municipal pelo esforço e dedicação em prol da Guarda Civil Municipal e e reforça a importância da continuidade das melhorias, garantindo um serviço mais seguro, eficiente e de qualidade para a população de Ilhéus.
O sindicato reafirma seu compromisso com a valorização da categoria, lutando por melhores condições de trabalho e políticas públicas eficazes na área da segurança. Seguimos firmes na defesa dos direitos dos Guardas Civis Municipais da Bahia!