Feira de Santana: SINDGUARDAS-Bahia pede socorro na tribuna da Câmara de Vereadores pelo descaso do Prefeito Colbert Martins com a Guarda Municipal
O SINDGUARDAS/BA realizou no dia 14 de março de 2023 na cidade de Feira de Santana, uma manifestação a favor dos Guardas Civil Municipal.
O presidente da entidade Pedro de Oliveira, bastante emocionado discursou no plenário da câmara de vereadores, em seu discurso, perguntou ao prefeito Colbert Martins Filho, quantos pais de família precisarão ser assassinados para o Município cumprir com suas responsabilidades.
O sindicato tem denunciado as diversas irregularidades praticadas pelo gestor contra os trabalhadores da Guarda Civil Municipal e o total abandono em que se
encontram estes trabalhadores.
O quadro que se encontra os trabalhadores chega a ser desumano, situações de falta de agua potável, sanitários em péssimo estado de uso, postos de serviços totalmente insalubres, viaturas sucateadas, faltas de EPIS, estas são apenas algumas situações encontradas pelo SINDGUARDAS/BA no ambiente de trabalho dos GCMS.
Outra situação grave encontrada é a falta de treinamento e qualificação aos Guardas Civil Municipal para exercerem suas funções, os Guardas Municipal não passaram pelo Curso de Formação, uma exigência do Ministério da Justiça e da Lei federal 13.022/2014, mesmo assim, todos estão trabalhando, e o Município continua descumprindo a Lei.
A situação se agravou diante da tentativa de assassinato sofrida por dois integrantes da Guarda Civil Municipal, quando no dia 27 de fevereiro sofreram vários disparos de arma de fogo, os dois trabalhadores estavam sem os devidos EPIS, em um veiculo totalmente desapropriado e sem plotagem da GCM, por pouco os trabalhadores não perderam suas vidas.
Diante destes graves fatos, o secretario de Prevenção a Violência, Moacir Leite, tem espalhado noticias fantasiosas e inverídicas, levando a entender que a GCM de Feira de Santana é a melhor Guarda Municipal do Brasil.
O presidente Pedro de Oliveira tem desmentido estas informações, pois tem visto pessoalmente o sofrimento destes pais de e mães de família, e visto a insensibilidade do prefeito com os trabalhadores.
O setor Jurídico do SINDGUARDAS/BA está preparando algumas ações de danos morais e de responsabilidade do gestor por ações tão danosas a saúde e integridade dos trabalhadores.
Outra ação do SINDGUARDAS/BA em parceria com a empresa SST Consultoria e Treinamento em Segurança do Trabalho, é a elaboração de Laudos Técnicos que servirá como base das denuncias das péssimas condições de trabalho encontradas na GCM de Feira de Santana.
Feira de Santana é atualmente a segunda cidade mais importante da Bahia, no entanto, é a cidade mais violenta da Bahia e a terceira cidade mais violenta do Brasil, considerando a população acima de 100 mil habitantes (dados do Fórum Brasileiro de Segurança Publica).
Para Pedro de Oliveira isto é uma prova da falta de compromisso e investimento que o prefeito tem não só com a Segurança Publica mais com toda população feirense.