SINDGUARDAS-Bahia discute PCCS, melhorias e requer mudança do Edital do Concurso Público da Guarda Municipal de Itabuna
Na data 20 de Julho de 2023, às 10:20, na cidade Itabuna-BA, no Jequitibá Trade Center, no 2º andar, na sala da Secretaria de Gestão e Inovação, foi realizada a reunião com o Secretário de Gestão e Inovação Dr Moisés juntamente com a Comissão do PCCS da GCM de Itabuna (GCM Ailton Barbosa Ilhéus diretor do Sindguardas-BA, GCM Elisabete-Itabuna representante da categoria no PCCS, GCM Luciano-Itabuna diretor do Sindguardas-BA, GCM Jailton-Itabuna coordenador regional do Sindguardas-BA, GCM Tiago Mendonça-Itabuna diretor do Sindserv, GCM Romell Itabuna) com o jurídico do Sindguardas-BA Dr Davi Pedreira, aonde esteve presente com essa comissão o presidente do Sindguardas-BA Pedro de Oliveira e secretário de política sindical e segurança do trabalho da FENAGUARDAS, também diretor da Força Sindical Nacional, e a presidente do Sindserv Wilmaci Oliveira. Sindicatos que defende as categorias trabalham juntos.
Ficou definido na última reunião que o Sindguardas-BA e Sindserv iria agendar uma reunião com o prefeito para tratar do Salário Base da categoria GCMI, mas não foi possível, pelo motivo das ações dos festejos do aniversário de Itabuna, sendo adiada para a primeira semana de Agosto. Aproveitando a oportunidade foram feitas algumas observações em relação ao conteúdo do edital do Concurso Público de Itabuna, no que tange o cargo de Guarda Municipal e protocolado um documento, recebido pelo secretário, para que haja a devida correção.
Também foi falado sobre alguns itens, da área jurídica e financeira, da contraproposta da Gestão, sem avanço, já que não tinha membros da Procuradoria e não houve diálogo com o prefeito. Ainda, foi debatido sobre verbas disponíveis no Ministério da Justiça a serem adquiridas pelo Município com o objetivo de aplicar na qualificação, aparelhamento, estruturação, ações sociais interna/externa, entre outras, porém, a dificuldade da GCMI receber essas verbas está na irregularidade da prestação de contas do município sobre uma verba enviada para a Guarda Municipal em 2009/2010.
O Coordenador do Sindguardas-BA GCM Luciano-Itabuna informou que tem 5 motos da Guarda Municipal paradas há um tempo, por falta de manutenção, sendo o serviço e peças um valor irrisório, o Secretário Moisés entrou em contato com o setor responsável pelo despacho do serviço e determinou a execução.
Um Projeto de PCCS não se desenvolve sem a participação direta da categoria, cabe a essa o poder de tomadas de decisão.
“Uma Luta Sindical vitoriosa é constituída com mãos dadas entre Categoria e Sindicato.”