SindGuardas

Bem-vindo ao nosso Portal de Notícias, o principal destino online para se manter informado sobre os mais recentes acontecimentos relacionados à segurança cívica. Aqui, você encontrará cobertura abrangente de notícias, análises especializadas e atualizações em tempo real fornecidas pelo nosso dedicado corpo de profissionais. Desde comunicados oficiais até reportagens investigativas, nosso objetivo é fornecer uma visão completa e imparcial dos eventos que moldam a segurança pública. Explore nosso site para ficar por dentro das últimas tendências, políticas e iniciativas, contribuindo assim para uma comunidade mais segura e informada.

Últimas Notícias

SINDGUARDAS-BA se reúne com prefeita Valéria Silveira sobre correção da Lei de Criação da Guarda Civil de Maiquinique e Concurso Público

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado Da Bahia, (SINDGUARDAS-BA) esteve reunido com a prefeita do município de Maiquinique Valéria Silveira no último sábado (05), na oportunidade foi tratado sobre correção de pontos específicos na Lei de Criação da Guarda Civil de Maiquinique, outrora que existem alguns erros específicos no documento, proposta que já havia sido prometida pelo sindicato desde a primeira gestão da Alcaide e também realização de concurso público para a contratação de novos agentes.

A proposta se dá por intermédio de que no município há um quantitativo de 5 Guardas Municipais, porém não possui uma lei de criação, e a gestora se comprometeu em realizar concurso público e futuramente o município contará com uma GCM equipada e padronizada para prestar serviço preventivo de segurança pública junto as demais instituições do estado que atuam neste quesito.

Vale ressaltar que já existe um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) expedido pelo Ministério Público Estadual (MPE), onde pede que a prefeita realize o concurso.

O presidente do Sindicato Pedro Oliveira afirmou que sempre estará a disposição da categoria para que tais ajustes sejam feitos e os direitos dos guardas sejam respeitados, afirmando que não há dia nem hora para está em defesa da categoria.

A reunião ainda teve a presença do Secretário de Relações Institucionais do Município, e aproveitando o ensejo, secretário, prefeita e sindicato discutiram o projeto, que foi enviado a câmara, já sob comprometimento da Gestora, de abrir o edital que será uma oportunidade para que a população do pacato município possa se inscrever e futuramente passar a fazer parte da instituição de maneira efetiva.

O presidente destacou, que pretende após a regulamentação dos principais pontos da demanda e criação das leis necessárias para a instituição de uma GCM regular, buscar recursos junto ao Ministério da Justiça em Brasília para fortalecer o trabalho dos Agentes no município e aproveitou para parabenizar a prefeita pelo empenho e interesse na resolução de um assunto tão relevante.

As Guardas Municipais vem prestando relevantes serviços no estado da Bahia e também a nível Brasil, onde também para reforçar e reconhecer ainda mais o trabalho da categoria instituiu a categoria o poder de polícia, que consiste em revista (Busca Pessoal) e condução de delinquentes em flagrante delito ou por força de mandados de prisão.
Fonte: ASCOM SINDGUARDAS-BA