SINDGUARDAS/BA PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITO DE JEQUIÉ ZENILDO BRANDÃO PARA TRATAR SOBRE O PCCR
Reunião marca avanço no Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal após mobilização do SINDGUARDAS/BA.
Na manhã desta quarta-feira, 5 de novembro, a comissão da Guarda Municipal, nomeada pela Portaria nº 747/2025, reuniu-se pela primeira vez com o prefeito Zenildo Brandão, da cidade de Jequié. O encontro teve como principal objetivo alinhar detalhes do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).
O momento inicial foi marcado por uma oração conduzida pela diretora do SINDGUARDAS/BA, Tereza Bispo, que também teve papel de destaque nas tratativas. Logo após, iniciou-se a rodada de negociações, na qual foi apresentada uma proposta de tabela de proventos para a categoria.
Essa proposta busca corrigir distorções salariais e valorizar os profissionais que há anos enfrentam dificuldades e falta de reconhecimento por parte de gestões anteriores.
Importante ressaltar que o diálogo com o Executivo aconteceu graças à insistência, mobilização e convocações realizadas pelo SINDGUARDAS/BA e que contou com boa parte da categoria. As ações sindicais foram decisivas para que a gestão abrisse espaço à comissão e retomasse as discussões sobre o PCCR.
Durante o encontro, o prefeito Zenildo Brandão reconheceu a necessidade de valorização da categoria e afirmou que pretende concluir as negociações sem comprometer as finanças municipais. Ele esteve acompanhado do Secretário de Governo, Vagner Amparo, do Procurador Geral, Daniel Quadros, e do Advogado Ary Santana, que participaram das tratativas representando o Executivo Municipal. Uma nova reunião acontecerá no mês de dezembro de 2025, em uma data a ser agendada.
O pré-projeto do PCCR já havia sido entregue à categoria com antecedência, permitindo que todos os guardas pudessem analisar e contribuir com sugestões.
Também estiveram presentes o Superintendente Adernil Fraga de Oliveira, o Superintendente-Adjunto Rafael Vasconcelos, o Corregedor Geral da GCMJ, Marcos Moraes, e membro da Corregedoria, Gilmara Gomes, representando a estrutura administrativa da Guarda Civil Municipal.
A reunião contou ainda com a presença de Paulo Sérgio Farias, ex-vice-presidente do SINDGUARDAS, da Presidente da Associação, Jéssica Bomfim, da Vice-presidente da AGMJ, Samille Silva, e Denis Cardoso, também representante da AGMJ.
Compuseram o grupo ainda Igor Ramos, membro do Centro de Formação, e Gilmar Nunes, representante dos veteranos da corporação.
A comissão espera agora que os próximos passos ocorram com agilidade, para que a Guarda Municipal alcance, enfim, uma conquista inédita e histórica: a implementação de um plano que assegure reconhecimento, estabilidade e dignidade à função.



