Nesta quarta-feira, 08 de novembro, como parte de uma agenda deflagrada após declarações do governador Jerônimo Rodrigues quanto à parceria para capacitação das Guardas Municipais, o SINDGUARDAS-BA cumpriu o compromisso de reunir-se com o Comandante Geral da PM-BA, CEL PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, para tratar sobre armamento institucional, porte de arma de fogo registrada para defesa pessoal, condução irregular realizada por PM a Guardas Municipais utilizando armas devidamente legalizadas outras demandas.
O presidente do sindicato estadual Pedro de Oliveira, recém-acometido de cirurgia, e ainda em repouso, foi acompanhado de sua esposa Márcia Cristina Patez e do consultor Jurídico Dr. Davi Pedreira.
A visita faz parte de um roteiro institucional para diálogo sobre o papel das Guardas Municipais do nosso Estado, sendo este um artifício muito importante para o crescimento das parcerias. Na pauta, a conduta entre Guardas Civis e Policiais Militares dentro e fora do serviço foi abordada.
O tratamento que a PM tem dispensado em determinado casos a Guardas Municipais, inclusive com conduções a delegacias de policias, mesmo devidamente registradas e com porte para uso foi abordado pelo presidente Pedro de Oliveira.
O Coronel Coutinho disse reconhecer o papel da GCM e que acha muito importante preservar as Guardas e institucionalizá-las enquanto órgãos da Segurança Pública
Estiveram presentes a deputada Soane Galvão que viabilizou o encontro, os diretores do SINDGUARDAS/BA Jason Almeida, de Salvador, Leonardo Freire, de Ilhéus, além do presidente do SINDPOC-BA (Policiais Civis), Eustácio Lopes e presidente do SINDPEP (Papiloscopistas), Mateus Bereh.
A agenda seguirá com o encontro entre o SINDGUARDAS e o Secretário Estadual de Segurança Pública, previsto para o próximo dia 13 de novembro.