Jequié: SINDGUARDAS-Bahia discute pauta de reivindicação e cumprimento de liminar em favor da Guarda Municipal
No último dia 19, na sede da secretaria de Governo, estiveram reunidos o secretário de governo senhor Vagner Amparo, e os representantes do SINDGUARDAS/BA vice-presidente Paulo Sérgio Farias, o diretor Eduardo Oliveira e a Coordenadora Regional Tereza Bispo ambos membros da diretoria do SINDGUARDAS/BA.
Na pauta, um dos assuntos relevantes foi a liminar ganha na justiça pelo SINDGUARDAS/BA em prol da categoria, os processos que tiveram os subsídios suspensos e as promoções em abertas. Também foi tratado um tema muito recorrente e que tem prejudicado muito o funcionamento na parte administrativa dos serviços da GCMJ.
Foi relatado a respeitos dos departamentos da GCMJ, que não tem a mínima condições para receber o profissional, que sem condições adequadas fica vagando dentro do setor tentando de forma sobre humana desenvolver suas atividades.
Outro tema tratado foi relativo ao tempo de aposentadoria dos GCMS, pois o efetivo está envelhecido muitos já concluindo o tempo de serviço, necessitando de concurso público para renovação da força.
Os representantes sindical foram enfático ao abordar a minuta do Plano de Carreira da GCMJ, pedindo urgência para encaminhamento das providencias necessárias para aprovação do mesmo, segundo o secretário Vagner Amparo, existe uma pressa por parte da gestão que seja concluído o quanto antes bem como renovação do porte institucional e o curso de requalificação para todos que estiverem aptos.
Já na segunda reunião ocorrida na manhã de 23/05/2023, no mesmo local esteve presente a secretaria Ariane e Dr. Igor, a reunião foi pautada sobre as demandas jurídicas.
O setor jurídico prometeu dar retorno a respeito da Liminar judicial que determina o pagamento e atualização do quinquênio, que segundo o jurídico do SINDGUARDAS/BA deverá ser efetivado no mês de maio.
Foi solicitada pelo representante jurídico do Município uma relação dos GCMS com requisitos para obter promoção de carreira, foi tratado também a respeito da Circular dos postos de serviço, que devem oferecer o mínimo de condições para a estadia do profissional no setor conforme determina a legislação trabalhista.
Ao final, ficou pré-agendada uma nova reunião com data a ser definida antes da primeira quinzena de junho.