SINDGUARDAS/BA ESCLARECE SOBRE DENÚNCIAS DE ABANDONO DE POSTOS DE SERVIÇO DA GUARDA MUNICIPAL
Resposta à matéria do blog de Fábio Roberto
O sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado da Bahia, informa que a respeito de matéria publicada no blog de Fábio Roberto no dia 16 de dezembro de 2025, que entre fevereiro e abril de 2024, vistoriou todos os postos de serviços da Guarda Municipal da cidade de Ilhéus e em 90% dos postos de serviço as condições encontradas eram totalmente insalubres e impróprias a prestação de serviço dos funcionários da GCM.
Medidas tomadas mediante situação
Diante deste quadro assustador foi gerado um relatório anexado fotos e vídeos informando sobre as péssimas condições encontradas. Este relatório foi entregue as autoridades competentes do Município: prefeito, Secretário Municipal de Segurança, Comandante da Guarda Municipal e Procuradoria Geral solicitado que fosse realizado as melhorias necessárias.
Não havendo resposta por parte do Município, o SINDGUARDAS-BA ajuizou ação judicial na Justiça do Trabalho pedindo indenização por danos morais pelas péssimas condições nos locais de trabalho dos Guardas Municipais.
Esta ação em curso, já obtivemos a primeira vitória quando a Justiça obrigou o Município a fornecer coletes balísticos para todos os GCMS.
Continuamos na luta como entidade sindical representativa da categoria, vigilante e atuante até onde cabe nosso papel constitucional.
Portanto, não estamos inerte diante desta e de outras situações que deixa nossos profissionais em estado de abandono, inclusive o posto de serviço Lar Masculino foi um dos que constou no relatório, e como visto nesta denuncia, nada ainda foi feito por quem deveria, neste caso a prefeitura municipal de Ilhéus.
A orientação do sindicato para os guardas municipais é que informe a instituição sindical toda e qualquer irregularidades que forem observadas nos locais de serviço quanto as condições oferecidas para o labor através de relatórios vídeos e fotos.

